Rebrokers Imóveis. A sua Imobiliária em Curitiba

18.10.2019

O que faz com que você queira trocar de imóvel residencial



Por Amanda Araújo

 

               Você já parou para pensar que o seu imóvel atual pode não atender mais as suas necessidades e desejos de moradia? Mas fique tranquilo, esse não é um motivo para se desesperar, pois isso acontece com mais frequência do que você imagina.  

               Existem os mais diversos motivos e fatores para que alguém queira trocar o imóvel, dentre eles, a família vai ficar maior ou menor, você precisar de mais mobilidade dentro da cidade, o bairro em que você está atualmente não atende mais as suas necessidades, demanda por manutenção, esses são alguns dos principais motivos para que alguém queira comprar um imóvel novo.

Imagine que em um belo dia seus familiares vão te visitar e você não tem espaço o suficiente para acomodá-los de uma maneira confortável naquele tão especial almoço de domingo ou não tenho onde levar meu filho para brincar num sábado à tarde. Imaginou? Pois bem, seria extremamente desagradável que essa situação acontecesse, o ideal seria que ela nunca se repetisse, mas essa não é a realidade de grande parte da população brasileira. É nesse momento em que você para e pensa, eu preciso de um lugar maior ou com algumas opções de lazer e estrutura para morar bem e como vou conseguir isso.

            O melhor é planejar-se bem, pois quando você possui uma quantia representativa em dinheiro para dar a entrada, a negociação fica mais fácil em vários aspectos, portanto o ideal seria preparar-se e pesquisar para conseguir atingir os seus objetivos mais rápidos, uma vez que compra e venda de imóveis implicam em valores elevados e em projetos de vida.

            Iremos listar alguns dos principais motivos para você comprar um novo imóvel:

 

1 – Tamanho da Família

            A família cresceu, aquele seu apartamento de 2 quartos já não vai ser o suficiente se um bebê estiver a caminho e você receber visitas com frequência, pois o quarto que seria das visitas agora é do novo membro do clã. Mas esse apartamento pode ser o perfeito para uma pessoa solteira ou um casal sem filhos. Pense na ideia, talvez posso ajudar a clarear a sua mente e vender o seu imóvel atual para comprar um maior.

            Mas também pode acontecer o inverso, pois aquele momento tão temido na vida dos pais pode ter chegado, os seus filhos resolveram sair de casa e o imóvel ficou muito grande, sem muito uso e muitas vezes com manutenção muito onerosa. Essa pode ser a hora de considerar comprar um imóvel que seja mais adequado a sua nova realidade. Talvez você possa considerar um apartamento que tenha, por exemplo, um bom salão de festas, pois os espaços para as reuniões em família estão garantidos, mas o local será usado somente quando necessário e a limpeza, ainda que com custo, fica por conta do pessoal de limpeza do condomínio e ao invés de ter uma área ampla e custosa, com pouco ou nenhum uso, você racionaliza o uso do espaço e custos. Lembre-se de que não existe mais a necessidade de ter uma grande casa ou apartamento, já que os filhos não estão mais com você todos os dias.

 

2 – Localização

               A localização já não é tão atrativa para as suas atuais ou futuras necessidades e hoje em dia é bem comum que isso ocorra, pois você pode ser transferido de região no seu trabalho, ou você precisa morar mais perto da casa dos seus pais, da escola dos filhos, a área que você reside atualmente está sendo desvalorizada ou mudou algum fator externo. Em resumo, existem os mais diversos motivos pelo quais a localização não está mais adequada para as suas necessidades, lembre-se que na hora de comprar um imóvel a localização é um dos fatores mais importantes, se você precisar se enquadrar em uma das opções acima, pode ser a hora de considerar a trocar de imóvel. Por isto, faça uma boa análise de como a sua vida pode ser facilitada em termos de deslocamento, facilidade de transporte coletivo, estrutura da região.

 

3 – A segurança

            A segurança é uma das coisas que mais tiram o sono das pessoas hoje em dia. A insegurança não atinge apenas áreas periféricas, mas também áreas mais nobres das grandes cidades como Curitiba.

 

4 – Infraestrutura e manutenção do imóvel

            Com o tempo o seu imóvel precisará de uma manutenção constante, pois prédios e casas mais antigas necessitam de uma atenção especial, ou seja, se não houver uma boa manutenção de tempos em tempos, o imóvel pode apresentar problemas, como infiltrações, instalações elétricas com carga insuficiente. Todas essas questões podem trazer enormes dores de cabeça e o conforto da família fica comprometido.

            Além de impactar no conforto, essas depreciações podem desvalorizar o seu patrimônio. Então você teria duas opções: a primeira seria fazer uma reforma geral, e a segunda opção seria escolher um imóvel mais novo, mas lembre-se que é importante colocar no papel todos os custos de cada uma das duas opções e ver a que se encaixa melhor no seu orçamento.

            Também podemos considerar que proprietário de casa é o responsável pela manutenção de todo o imóvel e ela prefira ir para um apartamento, onde diversas manutenções são realizadas pelo condomínio, onde ela não precisará se preocupar.

            Mas isso não significa que imóveis antigos não sejam ótimas opções para morar, tudo depende da manutenção que é dada para o imóvel, ou seja, se o imóvel que você pretende comprar é antigo mas tem uma boa manutenção, não existe risco nenhum, vá em frente.

 

5 – Opções de laser no condomínio

            Quando você comprou o seu imóvel atual, não haviam chegado ainda os filhos e agora é sentida a necessidade de que eles gastem a energia sem sair do condomínio.

            Para isso, considere um condomínio com diversas opções de laser, como piscina, quadras de esportes, sala de jogos, isso fará que seu filho gaste aquela energia de criança e ainda possa fazer muito amigos. Pense que seu filho pode ficar fazendo esportes, tudo no condomínio, com segurança e perto de você.

            Considere também salões de festas, pois a “bagunça” que fica é feita fora de sua casa e após o uso você fecha a porta e vai para sua casa, sem se incomodar. Geralmente se paga uma taxa e o salão é limpo pela equipe do condomínio.

            E ainda, tem a questão de custos, pois se você quiser fazer uma festa de aniversário, muitas vezes sai muito mais barato do que pagar um buffet de festas.

 

6 – Melhorar a qualidade de vida da família

            A sua vida financeira está estabilizada, você está com uma boa colocação no mercado de trabalho, seu poder aquisitivo está bom, mas você continua morando no seu primeiro imóvel, o qual não atende mais todas as suas necessidades, então considere que talvez esse seja o momento de analisar a possibilidade de comprar um imóvel que lhe atenda melhor, de maneira mais confortável e proporcionar maior qualidade de vida para sua família.

            Para esse processo, o seu imóvel pode servir como parte do pagamento (permuta), ou você pode vendê-lo e usar o dinheiro para comprar um novo imóvel e pagar o valor da diferença, via recursos próprios, financiamento ou mesmo consórcio. Lembre-se de que com dinheiro em mãos, o seu poder de negociação aumento. Ainda você pode alugar o imóvel antigo e transformá-lo em uma fonte de renda extra, que tal?

            Espero que tenha gostado do nosso post e se você se enquadra em um dos itens citados acima, não hesite em procurar uma imobiliária de confiança como a REbrokers Imóveis em Curitiba, pois nós já temos tradição no mercado e nossos corretores são devidamente registrados no CRECI PR. Além disso, é bem provável que você encontre o imóvel que se adeque ao seu perfil em nossa página. Se você não encontrar, nos avise, que fazemos isto para você!

 

Aproveite as dicas e compartilhe com os seus amigos.

 

 

 


ReBrokers © 2019 • Desenvolvido por W2L - Sites para Imobiliária